Blog

SEGURANÇA, REFLEXÕES E APRENDIZAGENS

segurança-PENLife

Queridas Famílias,

Ainda no século XVII, John Locke, ao analisar o fenômeno do desenvolvimento humano, a­rmava que a criança vem ao mundo como um ser neutro. Nem boa nem má, o desenvolvimento da criança seria essencialmente o resultado de suas EXPERIÊNCIAS.

 Já Rousseau, outro importante ­filósofo do século XVIII, a­rmava que a criança vem ao mundo boa e a sociedade é que a CORROMPE.

Apesar do fato de que os dois ­filósofos representam ideias muito diferentes de como se desenvolvem as virtudes, o caráter e a personalidade, é certo que o momento de promoção intencional do pânico e apologia da violência, que infelizmente estamos vivenciando, nos impõem algumas REFLEXÕES:

  1. Seria possível imaginar que a exposição aos meios digitais, às redes sociais e aos conteúdos da Internet (ou Dark web ou Deep web) estão, em alguma medida, representando EXPERIÊNCIAS que CORROMPEM a consciência e a formação de nossas crianças e jovens?

Se a resposta da questão acima for positiva e, segundo evidências cimentícias, está bem estabelecido que sim, devemos adicionar uma importante questão:

  • Quem está provendo os meios que colocam a formação de nossas crianças e jovens em RISCO?

E ainda:

  • Qual o benefício das redes sociais para nossos fi­lhos e alunos?
  • Qual tipo de conteúdo eles acessam? Pornografi­a, pedofi­lia, violência, drogas….?
  • Com quem seus ­filhos e ­filhas podem se conectar ou se relacionar nas redes? Isso é perigoso?
  • Que tipo de dualidades ou distúrbios de aprendizagens decorrem do uso inadequado das mídias?
  • Que doenças mentais estão relacionadas com uso inadequado das mídias?

    Por fim e mais importante:
    O QUE PODEMOS FAZER A PARTIR DESTAS REFLEXÕES???

PENSE BEM E PROMOVA AS MUDANÇAS QUE ENTENDER PERTINENTES!

Neste momento em que toda a sociedade está sensibilizada, preocupada e, para muitos pais, aterrorizada com a segurança de nossas crianças e jovens na escola, é fundamental que uma sinergia do BEM seja empreendida por todos os atores da cena educacional.

Pedimos para que as famílias observem as seguintes recomendações:

  1.  Abram um diálogo sobre a importância da promoção da paz, do respeito, da gentileza e da cidadania, refletindo o quanto estas condições garantem conforto e segurança das pessoas que amamos;
  2. Procurem estabelecer rotinas regulares de interação, comunicação e lazer em família;
  3. Fiquem atentos para mudanças de comportamentos bruscos, como excesso de irritação, tristeza, agitação, letargia, reclusão, hábitos de higiene, perda de interesse por atividades que antes gostavam, afastamento dos amigos, falta de motivação, alteração do padrão de sono (dormir demais ou insônia), marcas de machucados, alteração no estilo de se vestir ou de se comunicar. Alguns destes sinais podem ser característicos de fases de desenvolvimento, a exemplo da adolescência, mas também podem ser indicativos de que algo não vai bem;
  4. Supervisionem o uso de mídias, tempo de uso de celulares, redes sociais, games, contatos e conteúdos acessados;
  5. Verifi­quem os materiais e mochilas para certifi­car-se de que não há nada de estranho entre os pertences;
  6. Evitem, ao máximo, que seus ­filhos circulem sozinhos nas vias públicas distante do alcance de nossa segurança;
  7. Cuide para que, todos os dias, seus ­filhos(as) estejam devidamente uniformizados;
  8. Não deixe de procurar a ajuda da escola, caso algo não esteja bem.

Quando a Escola e a Família estão de mãos dadas, cria-se uma forte corrente do bem, que difi­cilmente será quebrada.

Nos sentimos seguros em nosso ambiente escolar e continuaremos trabalhando sempre para garantir conforto e confi­ança para nossa Família PEN Life.

Com Carinho e Segurança,

Cadastre-se para receber nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais notícias e informações e descubra o poder da Educação Positiva, recebendo primeiramente nossos conteúdos.

MAIS CONTEÚDOS DO NOSSO BLOG