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Você sabe a diferença entre a grade curricular brasileira e americana?

A organização da educação básica brasileira e americana, isto é, tudo que se desenvolve antes da chegada do aluno na universidade, guardam semelhanças em termos de duração e diferenças em termos de disciplinas e metas de aprendizagem.

No Brasil, o aluno progride desde o início do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio, desde que não haja nenhuma reprovação, em um período de 12 anos, isto é, o mesmo tempo necessário para um estudante no sistema americano concluir a educação básica, desde a Elementary School até o final da High School.

Entretanto, a organização das metas de aprendizagens apresentam diferenças muito significativas. Na área de ciências humanas, por exemplo, enquanto nossos alunos estudam História do Brasil e aprofundam conhecimento da Geografia Física de nosso país, no currículo americano os alunos estudam História Americana e Economia.

Da mesma que as metas de aprendizagens são estabelecidas de formas distintas no Brasil e Estados Unidos, também são distintos os critérios para admissão dos alunos que pretendem ingressar nas universidades brasileiras e americanas.

A percepção da importância do ensino bilíngue e dos currículos internacionais está cada vez mais no contexto educacional do Brasil. Isso porque, o número de jovens que querem morar e conseguir oportunidades fora de nosso país têm crescido consideravelmente. Por isso, muitos pais já buscam opções de escolas que ofereçam esse diferencial.

Mas, afinal, qual a diferença entre a grade curricular brasileira e a norte-americana? Neste artigo, vamos te explicar se a junção das duas pode interferir na educação do seu filho. E ainda explicar o que ela muda e como ela pode agregar para a educação.

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Como funciona o Ensino no Brasil?

Antes de focarmos nas diferenças entre a grade curricular brasileira e norte-americana, é importante entender como funciona o ensino no Brasil. Em suma, o sistema educacional brasileiro é dividido em duas frentes: a educação básica e a educação superior.

A educação básica é obrigatória e engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Aliás, é nela que vamos focar hoje. Pois, já a educação superior está relacionada a graduação e pós graduação.

Nesse sentido, dentro da educação básica temos 3 etapas: a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Aliás, essas etapas são guiadas pela Base Nacional Comum Curricular, ou BNCC.

Esse é o documento que estipula quais são os conhecimentos que as crianças e adolescentes devem aprender. Além disso, também é essa base que dá algumas dicas e conceitos fundamentais para os professores trabalharem com seus alunos.

Com isso, algumas escolas seguem essa base nacional e em conjunto, oferecem o ensino bilíngue, que pode agregar as certificações internacionais de proficiência de inglês e até o diploma de High School. Não há dúvida de que o ensino do idioma inglês se tornou essencial para a formação de todos os estudantes. Atualmente, é majoritária a exigência de conhecimentos de inglês nos processos de admissão para as mais variadas áreas de atuação profissional.

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Além disso, a grade curricular norte-americana tem algumas diferenças em relação à brasileira, que devem ser consideradas se o aluno pretende prosseguir fora do Brasil. Nos Estados Unidos, as escolas, além dos aprendizagem das disciplinas curriculares regulares, se preocupam com aspectos de desenvolvimento de habilidades e competências conhecidas popularmente hoje no mundo corporativo como Soft Skills.

Veja mais diferenças entre as duas grades:

Diferenças entre o Ensino Brasileiro e o Norte-Americano

A princípio, vale mencionar que a partir de agora vamos ressaltar as diferenças entre o ensino médio de cada país.

Como já mencionamos, nos Estados Unidos a educação básica leva em conta a formação global do aluno. Por isso, principalmente na etapa da High School, equivalente americano de nosso Ensino Médio, os alunos devem cumprir uma formação com disciplinas obrigatórias que deve ser enriquecida de uma carga horária mínima também mandatórias de disciplinas eletivas.

Muito embora a nova organização curricular brasileira estabeleça itinerários formativos opcionais, cabe ressaltar que, diferentemente do sistema americano onde a grade diversificada já faz parte da cultura e dos processos educacionais regulares, no Brasil ainda estamos no início da implantação destas novas políticas educacionais.  

Dessa forma, a educação secundária já bem estabelecida com parâmetros quantitativos e qualitativos, isto é, com critérios que exigem a construção de conhecimentos, habilidades e competências, acaba por direcionar e informar as regras, normas e pré-requisitos com que as universidades escolhem seus futuros estudantes em seus processos seletivos.

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O Processo de Seleção nas Universidades Americanas

Alinhadas com a organização educacional básica, as Universidades Americanas procedem com os processos seletivos, equivalentes aos nossos concursos vestibulares, com critérios muito distintos em relação aos que estamos acostumados aqui no Brasil.

Nos Estados Unidos, as universidades se preocupam em verificar o conhecimento acumulado pelos alunos ao longo da educação básica e os avalia, basicamente, com provas, como o SAT e o ACT, além de checar os boletins de desempenho de notas obtido durante os quatro anos da High School, conferindo a média de aproveitamento geral em todas as disciplinas que o aluno curso, expresso pelo índice GPA.

Entretanto, ao contrário do que ocorre no Brasil, as universidades americanas se preocupam em verificar para efeito de admissão, além do que o aluno “SABE”, “QUEM” o aluno “É”. Neste aspecto, o aluno deve oferecer em seu processo de candidatura, cartas de recomendação, redações que possam expressar valores e visão de mundo, além do currículo do aluno com o histórico de vida, que deve conter o que alunos já fez. Neste ponto, tem grande relevância habilidades artísticas, como uma formação em música, a prática de esporte em nível de competição e participações e premiações em competições concursos acadêmicos, como Olimpíadas de Matemática, Física, Química, Astronomia entre tantas outras.

Além destes aspectos que qualificam os alunos, é comum verificar a desenvoltura do aluno na comunicação e até características de personalidade, que são verificados por meio de entrevistas.

Enfim, os processos seletivos nas universidades americanas são muito mais complexos e trabalhosos se comparados com os nossos vestibulares, por isso, a figura do orientador que auxilia os estudantes, denominado Counselour, é tão fundamental para que os candidatos possam logram sucesso na conquista de suas vagas, bem como bolsas de estudos, nas mais de 4600 universidades constituídas nos Estados nos Unidos.

Como funciona a grade norte-americana no Brasil nas escolas com Dupla Certificação – Brasil & Estados Unidos?

Mas afinal, como funciona essa grade norte-americana no Brasil? Em resumo, as escolas brasileiras que oferecem currículo americano integrado, combinam as disciplinas da base nacional com as disciplinas obrigatórias do Estados Unidos.

Cabe ressaltar que algumas disciplinas guardam equivalência, principalmente na área de matemática e ciências e, embora a exigência de aprofundamento seja maior nessas áreas, portanto, é possível a convalidação destes créditos no histórico americano.

Desta forma, cabe ao aluno brasileiro cursar somente as disciplinas necessárias e obrigatórias do sistema americano que não fazem parte do currículo brasileiro.

Nas escolas internacionais, portanto, onde os alunos devem cursar matérias do sistema brasileiro e americano, o tempo de permanência do estudante é estendido para que se possa acomodar uma carga horária compatível com a dupla certificação internacional.

Por exemplo, a Pen Life tem seus horários estabelecidos das 7h às 15h10, o que garante, além do tempo necessário para o desenvolvimento do currículo brasileiro, também a carga horário necessária para o aluno cursar as disciplinas americanas.

Neste modelo de Educação Internacional, além de desenvolver uma base muita mais ampla e sólida de conhecimentos, o estudante recebe, ao final do ensino médio, o Certificado de Conclusão da Educação Básica Brasileira e o Diploma de High School Americana.

A Dupla Certificação Internacional, Brasil e Estados Unidos, é um grande diferencial na formação dos alunos, não só no desenvolvimento acadêmico, mas também profissional e pessoal.

Na PEN Life, o aluno conta, além do Currículo Americano integrado e curricular, com o apoio e orientação do Guidance Counselour para conquistar aprovação e bolsas de estudos, não só nas universidades americanas mas de outros países também.

Desta forma, na PEN Life os alunos desenvolvem uma solida formação nacional e internacional, além de contar com todo o apoio necessário, para que possam ao final da educação básica trilhar os melhores caminhos, dentro ou fora do Brasil, para conquista de seus sonhos.

Conheça mais sobre a nossa escola em nosso site!

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