Você sabe o que é MBE? Isso é uma sigla de um movimento que aconteceu há quase 20 anos na Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Uma sigla que quer dizer Mind Brain and Education.
O que quer dizer essa sigla? e qual foi esse movimento da Universidade de Harvard? Era uma percepção que nós precisávamos para atingir melhores resultados, em termos de processos acadêmicos, juntando três ciências. Quais ciências? Mind, que tem a ver com a parte da mente, da psicologia, Brain, que tem a ver com neurociência, como nosso cérebro funciona, e education, que tem a ver com os processos de ensino, aprendizagem e educação.
MBE e o Projeto PEN Life
Muito bem! O que quer dizer MBE para educação e para o projeto da PEN Life International School? É justamente o movimento de organizar todos os processos acadêmicos da nossa escola com a fisiologia da aprendizagem, respeitando a forma com que nós funcionamos, como funciona a atenção, como funciona a concentração, o que é memória imediata, memória de curto prazo, memória de longo prazo. Pois bem! A neurociência já nos ensinou que para aprender efetivamente alguma coisa, eu preciso, basicamente, nos saberes da escola, cuidar para que o aluno entenda que as coisas têm um sentido, que ele relacione o que ele entendeu com a vida dele, significado, precisa ser importante para mim, e, além disso, aquilo que ele entendeu e que ele relacionou com a vida dele, ele precisa usar.
Quando o professor dá uma boa aula, esse aluno leva para casa o quê? Leva um modelo mental. Ele entendeu, relacionou com a vida dele, só que o sítio neurológico dessa informação é um sítio neurológico provisório, é o que a gente chama de memória de curto prazo. A memória de curto prazo para se transformar em conhecimento efetivo, uma efetiva aprendizagem, precisa ser usada, usada, usada, é o terceiro S da aprendizagem. Sentido significado e sistematização. Eu construo um modelo mental com estratégias adequadas, mas eu uso esse modelo mental se estudo de uma forma regular.
Modelo de Aprendizagem PEN Life
Na PEN Life International School, nós temos duas ferramentas importantes: a primeira é o Sistema Etapa que nos dá todo o corpo, a espinha dorsal, das metas de aprendizagens que ajuda o professor e o aluno a construir essa relação, onde as coisas são entendidas e são relacionadas com a vida dele. Mas, mais do que isso, também traz todo um pacote de possibilidades para que o aluno possa usar esse conhecimento, sistematizar esse conhecimento com leituras, com exercícios. Quando a gente faz isso de uma forma estruturada, todo dia um pouco, essa aprendizagem é muito maior.
Veja também 👉 A PEN Life School e a Iniciativa MBE: A Ciência aplicada na educação gera melhores resultados
Aqui na PEN Life, nós temos o período integral internacional. Esse período estendido permite que o horário de estudar seja dentro do horário da escola, então, respeitamos a fisiologia da aprendizagem, cuidamos de que o aluno possa construir sentido, significado, e use esse conhecimento fazendo hábito de estudo regular. Estudar todo dia um pouco. A nossa fisiologia humana entende muito bem regularidade, ela não entende muito bem intensidade. Você que tentou fazer regime, por exemplo, uma vez por mês ou atividade física uma vez por mês, sabe bem do que eu tô falando. Pois bem, para aprender, para educação, é a mesma coisa. Não adianta estudar intensamente na véspera da prova, uma vez por mês, oito ou 10 horas, precisamos estudar um pouco a cada dia.
Com isso, a PEN Life traz o horário de estudar para dentro do horário da escola, respeitando a fisiologia da aprendizagem, organizando os processos de ensino-aprendizagem de forma fisiológica e garantindo um horário diário de estudos dos alunos.
A escola, a nossa escola, a PEN Life International School garante as condições necessárias para uma formação acadêmica de excelência.