Oferecer uma infraestrutura adequada impacta diretamente no processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar.

Além da qualidade de ensino, você já parou para pensar quais fatores são decisivos na hora de escolher uma escola infantil? Embora pareça irrelevante, a infraestrutura é capaz de tornar o ambiente escolar um lugar poderoso para o pleno aprendizado.

O espaço físico deve ser analisado minuciosamente, afinal, trata-se do local de convívio diário onde as crianças passam a maior parte do tempo. Por isso é fundamental considerar requisitos que vão além da estética.

Nesse conteúdo, iremos mostrar a importância do ambiente escolar no processo de aprendizagem dos pequenos. Vamos lá?

Como a infraestrutura influencia no ambiente escolar

É na educação infantil que a criança começa a desenvolver sua personalidade e capacidade de questionamento. E a escola passa a ter um papel essencial nesse processo.

Quando a criança tem acesso a um ambiente escolar bem planejado, organizado e conservado, ela é estimulada de forma positiva. Isso impacta diretamente no seu rendimento e desempenho.

O primeiro passo é criar um espaço agradável e funcional com itens básicos para o seu funcionamento da escola também, como: água, energia elétrica, manutenção e limpeza, sala de aula confortável com mobiliários adequados e de boa qualidade.

Além disso, as áreas internas de uma escola devem ser distribuídas em um ambiente social com apoio didático-pedagógico, como: brinquedoteca, parque infantil, quadra esportiva, área de lazer, biblioteca e recursos tecnológicos.

A comprovação de que uma estrutura adequada contribuir efetivamente no aprendizado

De acordo com o estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a performance dos alunos que estudam em ambientes com boa infraestrutura é superior ao dos que estudam em instituições que não possuem um ambiente escolar adequado.

A pesquisa, denominada “Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-Americana”, mostra que os alunos poderiam subir as médicas de 506 pontos em provas de linguagens e 497 pontos em matemática para 525 e 524 pontos, respectivamente, caso tivessem condições melhores estruturais.

No Brasil, menos de um terço das instituições de ensino possuem salas com computadores aos alunos e menos de 10% das escolas oferecem laboratório de ciências.

Desse modo, compreendeu-se que a falta de estrutura pode comprometer o rendimento dos alunos. Isso vale tanto para os pequenos do ensino infantil, quanto aos jovens do ensino médio.

O ambiente escolar ideal existe?

Tomar a decisão por qual colégio matricular o filho, pode ser um desafio e tanto. Mas antes de qualquer coisa, é preciso conhecer a estrutura física e entender a metodologia de ensino adotada pela instituição.

Com os recursos necessários dispostos aos alunos é possível proporcionar uma adaptação mais agregadora no processo de aprendizagem. Porque é nesse período, que as crianças começam a desenvolver o seu convívio social.

Outro ponto importante é entender a política geral da instituição, focar em outros aspectos também. Exemplos disso são: a forma que o educador trabalha, como será a rotina da criança dentro da escola, o planejamento pedagógico e outros fatores pertinentes.

Investir em uma estrutura adequada na escola é incentivar o conhecimento. E as escolas que proporcionam isso, ganham o benefício de fazer com que a criança se sinta confiante e segura para aprender, criar, imaginar e se relacionar com as pessoas ao seu redor.

Conheça o Exclusive Space PEN Life: Um novo conceito de estrutura educacional!

Na PEN Life, o ambiente escolar é compreendido como uma possibilidade de educação dos sentidos e otimização do processo ensino-aprendizagem.

São mais de 30.000 m² de espaços projetados para promover uma rica diversidade de ambientes de aprendizagem e convivência. Neles, são disponibilizados:

  • Salas de aula Multimodais
  • Complexo esportivo
  • Complexo cultural
  • Teatro
  • Parques e espaços de interação ao ar livre
  • Bosques e fazenda orgânica.

Após a conclusão do período regular, os alunos podem ter a oportunidade de agregar outras atividades nas áreas acadêmica, esportiva, artística, cultural e tecnológica, no programa After School.

Proporcione o melhor para o seu filho em nosso ambiente escolar, projetado especialmente para o Ensino infantil, fundamental e médio.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça mais nossa instituição!