Conheça os benefícios da educação internacional

Saiba como a educação internacional pode ser importante para a vida do seu filho dentro e fora do ambiente escolar

No mundo globalizado em que vivemos, aprender novos idiomas e conhecer outras culturas é fundamental para acompanhar as transformações da sociedade como um todo. A educação internacional consegue unir as duas necessidades na formação dos alunos.

Se desde o início da vida escolar, o aluno tem contato com a diversidade cultural de outros países, mais enriquecedora será sua troca de experiências e a comunicação com os colegas.

Hoje, iremos mostrar os principais benefícios de uma educação internacional na preparação da jornada acadêmica e no projeto de vida dos estudantes. Vem com a gente!

A imersão da educação internacional para a formação integral dos alunos

Nas escolas que trabalham com a proposta de educação internacional, o aluno passa por um processo de aprendizagem que desenvolve a compreensão auditiva e a capacidade de escrita e oralidade já no segundo idioma.

Ou seja, a maior parte das aulas é ministrada no inglês, por exemplo. Assim, desde crianças, eles aprendem a se comunicar com fluência em qualquer situação. Sem contar na absorção de conteúdos específicos do país nativo da língua.

Ao adotar as disciplinas e ferramentas de ensino para as atividades, as instituições realizam a união do currículo brasileiro com o currículo americano de forma a adaptar os critérios de avaliação internacional.

Essa mudança deve ser feita de acordo com as orientações do Ministério da Educação para fechar o calendário escolar de modo totalmente correto e organizado.

Isso quer dizer que, os materiais didáticos e as avaliações são aplicados no segundo idioma, seguindo o formato adotado nas escolas norte-americanas, europeias e inglesas.

É neste ambiente totalmente imersivo que as crianças e adolescentes são preparados para as mais diversas relações inseridas no contexto global. Seja no âmbito pessoal e profissional.

Os conteúdos abordados são relacionados na realidade mundial, ao invés de focar apenas na história brasileira. Os conceitos e assuntos apresentados na educação internacional objetivam levar o conhecimento de diferentes áreas, como o empreendedorismo e robótica.

As diferenças entre Escola Internacional X Escola Tradicional

Nas escolas com proposta de educação internacional, os alunos são estimulados a buscar soluções para os problemas e vivenciar na prática os conceitos estudados em sala de aula.

Diferentemente dos estudantes de instituições tradicionais, os alunos que absorvem a educação internacional tornam-se mais ativos em seu processo de aprendizagem. Esta grande diferença tem uma explicação.

No modelo dito como ‘tradicional’, as crianças e os jovens são ensinados a memorizar os conteúdos de maneira oposta a absorvê-los. A tendência deste tipo de proposta é ocupar um papel mais passivo ao seguir e desenvolver habilidades isoladas.

A expansão das perspectivas é marcante na educação internacional, que por sua vez, valorizam o processo de aprendizado mais do que o resultado propriamente dito.

Os alunos são instigados a trabalhar de forma colaborativa, de maneira empática com o seu próprio potencial e com o de seus colegas. Eles aprendem que o convívio social pode ser muito mais do que fazer amigos, e sim, ser consciente dos impactos de suas ações com o que acontece ao seu redor.

O método de ensino na educação internacional ultrapassa a ideia de apenas inserir um novo idioma na vida dos alunos. Nele, é apresentada a importância da experimentação e da compreensão da interculturalidade para que os estudantes se tornem cidadãos respeitosos e humanos.

Os benefícios de uma Educação Internacional para o seu filho!

Enriquecimento cultural

Um novo idioma carrega marcas históricas e costumes diferentes que precisam ser passados em sala de aula.

Ao entrar em contato com outra cultura, o aluno mergulha em uma riqueza muito grande de valores, experiências e crenças que devem ser respeitadas. Além é claro, de contribuir para o seu desenvolvimento social e emocional.

Além da capacidade de falar, entender e escrever outro idioma…

As metodologias da grade curricular internacional são totalmente inovadoras e colaborativas, o oposto do que estamos acostumados a presenciar no modo tradicional.

O ensino é pautado na capacidade de manter relações interpessoais, no respeito à diversidade e em meios de enfrentar desafios em um cenário geral, para se cumprir o papel de cidadão de voz ativa na sociedade.

O poder do conhecimento e questionamento

Naturalmente, a educação internacional permite que os alunos questionem mais, tomem conhecimento para si e exerçam o protagonismo.

Tudo isso com uma abordagem reflexiva e equilibrada para criar conexões com o que é aprendido em sala de aula e o que é realmente vivenciado no cenário ao seu redor.

A união do currículo brasileiro com o currículo americano

A junção das duas grades pode ocorrer facilmente a partir de um projeto pedagógico bem estruturado. A língua portuguesa é obrigatória na Educação Internacional, logo, seu filho poderá aprender inglês com a mesma bagagem do nosso idioma nativo, através de atividades transdisciplinares.

Facilidade em obter certificação de proficiência

Uma escola de educação internacional pode oferecer um exame de proficiência para os alunos que desejam iniciar uma vida acadêmica fora do país. A certificação é essencial para a comprovação linguística em processos seletivos das universidades americanas.

Sem contar que obter este tipo de exame é um diferencial importante para o currículo profissional em um mundo globalizado.

Por isso, a educação internacional trabalha com uma preparação tranquila e segura para que os alunos possam realizar suas provas com o conhecimento necessário.

Preparação adequada para o aluno explorar o mundo

Com a educação internacional, o aluno terá mais aptidão para estudar em diferentes países, visto que ele terá mais facilidade para aprender um idioma e entender as exigências das novas culturas.

Sem falar na oportunidade de construir uma carreira de sucesso no futuro com uma base sólida e um mundo inteiro para ser descoberto pelo saber.

Projeto educacional pensado na excelência acadêmica!

A Pen Life estabelece a formação escolar que integra o Currículo Brasileiro e o Currículo Americano para todos os alunos.

De modo a possibilitar que os cursos regulares de Primary e Secundary School Britânica, os módulos da High School americana e os preparatórios para Certificação Internacional de Inglês e de Espanhol, não interfiram no tempo pedagógico destinado ao currículo brasileiro.

Como parte da educação internacional, a Pen Life oferece intercâmbios em universidades americanas, canadenses e inglesas nos períodos de férias.

Além disso, ao final da educação básica, os alunos interessados em prosseguir seus estudos em universidades estrangeiras contam com todo apoio para o processo de admissão e prospecção de bolsas de estudo.

Desta maneira, garantimos a excelência acadêmica proposta pelo Projeto Educacional Pen Life.

No vídeo a seguir, o Dr. Ricardo Gaspar afirma como a Educação Internacional pode ser importante para a vida do seu filho. Confira!